Conferência debate direitos das crianças e dos adolescentes em Capão Alto

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Capão Alto promoveu, nesta quarta-feira (7), a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, etapa municipal. O evento teve como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade’.

O palestrante do evento, Eduardo Antunes de Matos, explicou que foram discutidos cinco eixos, todos voltados a questões envolvendo os direitos das crianças e dos adolescentes, assim como o reflexo do impacto da pandemia na vida deste público. “A ideia é que a gente pense a forma com que está acontecendo o atendimento para crianças e adolescentes a partir de tudo o que causou a Covid-19”, declarou. explicando que esse tipo de conferência acontece em todos os municípios brasileiros.

A partir das perguntas geradoras, foram formuladas propostas, que serão encaminhadas para debate na Conferência Estadual, que acontecerá até meados do ano que vem, após, acontecerá a etapa nacional. Também foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. Representantes da sociedade, que participaram do evento, contribuíram com as propostas em cada eixo temático.

O secretário interino de Assistência Social, Diego Machado, destacou que a realização da conferência está prevista em lei. “O objetivo é conferir como está a execução das políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e dos adolescentes”, declarou, destacando a importância da participação da secretária no evento.