Servidores públicos de Capão Alto participam de capacitação sobre escuta especializada

A equipe de técnicos da Rede Intersetorial de Proteção a Crianças e Adolescente de Capão Alto, composta pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, realizaram, no mês de abril, a qualificação para a entrevista de escuta especializada de crianças e adolescentes em situação de violência.

Este curso teve por objetivo a qualificação dessa rede de proteção para a oferta com segurança do acolhimento e escuta de crianças e adolescentes em situação de violência. A intenção foi preparar os profissionais para saberem identificar os limites do sigilo profissional, os papéis de cada política pública e quais são as principais normativas na atenção às criança e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

Além disso, durante a capacitação, foram abordados assuntos como definições de tipos de violências, identificação de sinais e sintomas de violências, fluxo padrão de atendimentos, registro de informações sobre situações de violências, saber fazer os encaminhamentos de forma a proteger e prover cuidados além de se preservar enquanto profissional.

A qualificação foi promovida pela EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), em Florianópolis. O evento contou com a palestra da psicóloga Iramaia Ranai Gallerani, especialista em Saúde Mental e Intervenção psicológica, pós-graduada em Impactos da Violência na Saúde,  mestrado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e com formação em Recursos Humanos.

Importante ressaltar que o preparo teórico, técnico e emocional dos atores da rede é essencial para o atendimento adequado e humanizado para que haja, assim, o rompimento dos ciclos de violência. Neste sentido, Capão Alto já criou o Comitê Gestor da Escuta Especializada, que está construindo os fluxos de atendimento e está organizando a capacitação de todos os profissionais da rede, como programação para o Maio Laranja, mês alusivo ao Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000.