Proerd forma 47 alunos em Capão Alto

Balcão colorido, muita dança e alegria fizeram parte do cenário da formatura de 47 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na manhã desta quinta-feira (10), em Capão Alto. O evento foi realizado no salão paroquial e reuniu estudantes, familiares e autoridades.

Focado na prevenção, o Proerd oferece às crianças modelos de tomada de decisão, fazendo com que reflitam sobre as próprias atitudes. Segundo o instrutor do programa em Capão Alto, o policial militar Jeferson Couto, o objetivo é capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.

O programa contemplou estudantes do 5º Ano das Escolas municipais Walmor Antunes dos Santos e Belisário José Luiz. Foram 10 semanas de curso. “Foi muito bom trabalhar com eles (alunos). O povo daqui (Capão Alto) é educado e participativo. A parceria deu certo”, destacou Couto, que foi homenageado pelos estudantes.

Ele comentou sobre a importância do Proerd na vida das crianças, um programa que pode ser determinante para o futuro da meninada. “A gente plantou, agora o trabalho é com os pais e famílias, para fazer essa sementinha germinar”, frisou.

O programa foi uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Capão Alto. Ele recebeu o apoio do banco Sicoob, que patrocinou duas bicicletas, as quais foram entregues a dois alunos, um de cada escola, vencedores do concurso de redação. A Prefeitura de Capão Alto foi parceira do curso, concedendo as mascotes de pelúcia do Proerd que foram entregues às crianças. A administração também disponibilizou a decoração e o sistema de som da solenidade de formatura. A secretária municipal de Educação, Fernanda Moraes, ressaltou que o programa é de grande valia, porque estabelece nas crianças “uma consciência do que a droga pode fazer na vida delas”, conscientizando também sobre a questão da violência. “Eu só tenho a agradecer à Polícia Militar, as escolas envolvidas e a administração que deu todo o aparato para que o programa se realizasse”, destacou.

Além da secretária de Educação, participaram da formatura o prefeito Tito Freitas, os vereadores Enio Pires e Miguel Pereira, entre outras autoridades, além de familiares das crianças.