Ministério do Turismo reconhece crescimento do turismo em São Joaquim

Pelo segundo ano consecutivo, São Joaquim é destaque nacional entre os 65 maiores municípios indutores de turismo no Brasil. Os dados foram apresentados na noite de terça-feira, no Blue Tree Hotel em Brasília, pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto. O levantamento realizado pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas revelou crescimento em onde dos treze quesitos indicativos do desenvolvimento turístico regional.Denominado de Estude de Competitividade dos Destinos Indutores do Turismo, São Joaquim apresentou saltos significativos em áreas como marketing, capacidade empresarial, aspectos ambientais, cooperação regional e monitoramento da atividade do turismo. Nove prefeitos da região da Amures prestigiaram a solenidade em que o prefeito José Nérito de Souza recebeu das mãos do ministro o relatório do estudo.“A atividade do turismo em São Joaquim cresceu em média 3% entre 2008 e 2009. Ficou dentro da média nacional. É um indicativo de que estamos no caminho certo e explorando o potencial natural à medida das nossas capacidades econômicas” avaliou o prefeito. Para José Nérito, os dados comprometem ainda mais a administração municipal ao fomento do turismo.A consolidação de São Joaquim entre os 65 maiores municípios indutores do turismo colocará a região serrana na rota nacional de turismo, em eventos como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. “A conquista não é de São Joaquim. É da região. Os levantamentos da Fundação Getúlio Vargas e Sebrae são baseados num raio de 100 quilômetros e só fomos enquadrados porque a avaliação é todo e não dentro exclusivamente de São Joaquim”, comenta o prefeito.Em uma escala de 1 a 5, que mede o desempenho da localidade em cada uma das 13 dimensões pesquisadas com notas de 0 a 100, saltaram do nível 3 para o 4. Em Santa Catarina apenas São Joaquim, Florianópolis e Balneário Camboriú fazem parte da lista dos 65 maiores indutores de turismo do País.