Municípios se unem para formar agencia de fomento ao turismo

Criar uma agência de fomento ao turismo, elaborar o planejamento, explorar o potencial natural de forma sustentável e integrar os municípios lindeiros do reservatório da hidrelétrica de Barra Grande.

Foi o objetivo de reunião ontem à tarde, entre os prefeitos de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Esmeralda, Pinhal da Serra e Vacaria com empresa responsável pelo projeto Parque dos Lagos, Casa Amarela Cultura e Gestão de Idéias. Dentre as propostas de aproveitamento do lago está o turismo náutico, histórico, uso das cachoeiras, gastrônomico, cultural, religioso, de contemplação e uma infinidade de ações em parceria do poder público e privado.

O empresário César Lavoura idealizador da agencia de fomento apresentou um protocolo de intenções que foi assinado pelos prefeitos com vistas a desencadear as primeiras ações práticas o mais rápido possível. “A agência dará um dinamismo ao projeto do parque dos lagos no sentido de capitanear recursos multilaterais, ou seja, da iniciativa privada ou pública”, justificou.

Com o aval dado ontem pelos prefeitos dependerá agora de aprovação pelas Câmaras de Vereadores para que seja criado o CNPJ da agência que será mantida com contrapartida financeira das prefeituras integrantes do projeto. Até março a agência tende a estar consolidada para implementar as primeiras ações.

A prefeita de Muitos Capões, Mara Barcelos, presidente da Associação dos Municípios dos Campos da Serra (Amurcs), disse que o projeto é arrojado e todos os municípios serão beneficiados com a iniciativa. “Isso demonstra que nós prefeitos temos de estar juntos lutando pelas causas sociais independente de cores partidárias”, opinou. O prefeito de Vacaria Elói Poltronieri acertou com o grupo de prefeitos a assinatura oficial de criação da agência dia 30 de janeiro, no Rodeio Internacional de Vacaria.

Para o prefeito de Anita Garibaldi, Roberto Marin, efetivamente não foi investido nada no turismo até agora no entorno do lago. “Só criando essa agência que estimule as ações é que as coisas sairão do papel. Vamos priorizar sim a agência para atrair investimentos e empreendimentos no lago”, defendeu. Mesmo posição tomou o prefeito de Cerro Negro, Janerson Furtado, o “Teba”. Ele disse ser importante a ocupação ordenada do lago, assim como transformar essa oportunidade em atividade econômica e de geração de emprego e renda.

O prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o “Bota” disse que o objetivo primeiro é a organização dos municípios com seus respectivos plano diretor. “Só depois poderemos investir na divulgação desse potencial e buscar recursos. Ainda teremos que discutir a regulamentação da questão turística do lago”, observou.

O que não querem os prefeitos é a ocupação desordenada do entorno do lago. Eles estudarão futuramente o gerenciamento do turismo do projeto dos lagos. O assessor ambiental da Amures, Alexandre da Silva alertou os prefeitos sobre as questões ambientais de cada etapa do projeto. E a partir de agora, está dada a largada ao maior projeto turístico da região.