Seminário discutiu recursos de R$ 1 milhão para agricultura familiar

Cerca de R$ 1 milhão. Esse é o volume em dinheiro que as prefeituras podem destinar em 2010 para a compra de alimentos da agricultura familiar na região da Amures. Só Lages já tem assegurados R$ 314 mil. Mais de 500 famílias podem ser beneficiadas com a venda direta da produção agrícola para a merenda escolar.

O primeiro Seminário Territorial sobre Alimentação Escolar e Agricultura Familiar, realizado nesta quinta-feira (12) na Uniplac, discutiu como será implementado o programa que está amparado na lei 11.947 e que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e o Programa Dinheiro Direto na Escola. Só Lages tem previstos R$ 800 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e 39,25% estão reservados para a compra de produtos da agricultura familiar da região.

A presidente do Fórum dos Secretários de Educação, Sirlei Rodrigues, declarou no evento, que Lages poderá destinar a totalidade dos recursos do FNDE na agricultura familiar. “Neste início do programa vamos investir o mínimo legal. Na medida em que avançarmos e haver o comprometimento e a garantia dos agricultores vamos ampliando a compra de alimentos. O sonho é investir 100% desses recursos”, desafia Sirlei Rodrigues.

Organização, produção, qualidade e garantia de entrega dos alimentos são o que esperam os secretários de Educação. Com o cumprimento dessas exigências, a compra está garantida. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, Saneamento Básico Ambiental, Sanidade Animal e Segurança Alimentar, prefeito Antônio Coelho Lopes Júnior, disse que o desafio está lançado.

“É hora de mostrarmos competência e fazer valer essa política pública da merenda escolar. Os grandes beneficiados serão os alunos. As centenas de crianças que terão à mesa produtos de qualidade, sejam hortifrutigranjeiros, frutos ou produtos de origem animal como queijo e os embutidos. Mas só com organização conseguiremos unir esses dois elos da formação humana e da oportunidade social”, enfatizou.

O seminário contou com a presença do delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandir Teodoro Gugel, Ana Luiza Muller, da Secretaria de Agricultura Familiar e Lecian Gilberto Conrad, Consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O secretário de Agricultura de Lages, Valdemar Madureira, reconhece que a produção de alimentos ainda é insuficiente. Mas aposta no aumento da produção, da produtividade e da variedade de alimentos a partir desse programa. “Pelo último censo temos, só em Lages, cerca de quatro mil famílias no meio rural. Menos de 3% da população. Sabemos que eles ocupam 60% do território. Logo há muita terra para produzir e vamos apostar nesse programa”, disse. O seminário terminou com uma plenária, no final da tarde.