BB e MDA vão instalar 300 bibliotecas em comunidades rurais catarinenses

O Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário firmaram parceria para instalação de 300 bibliotecas do Programa Arca das Letras (1) em Santa Catarina até junho de 2010. O evento de formalização do compromisso será realizado no próximo dia 17, no Salão de Atos da Uniplac, em Lages. Na ocasião, será realizada a entrega de 46 dessas bibliotecas para comunidades do Território Serra Catarinense e a diplomação dos agentes de leitura, moradores das comunidades atendidas que atuarão como “bibliotecários”. O superintendente estadual do BB, José Carlos Reis da Silva, e a Coordenadora Nacional do Arca das Letras, Cleide Cristina Soares, vão representar as entidades parceiras no evento. A definição dos municípios a serem contemplados atendeu um dos seguintes critérios: integrante do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais(2); participante da Estratégia de DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (3), com prioridade para os planos de DRS cujos beneficiários são assentados da reforma agrária; participante do programa de alfabetização de jovens e adultos BB Educar Quilombola; não contemplado ainda pelo Arca das Letras. As Arcas foram confeccionadas pelos estudantes do Curso de Aprendizagem Industrial de Marceneiro do  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Lages – SENAI. (1) Programa Arca das Letras – Criado pelo MDA em 2003, o programa Arca das Letras promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. Atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.Os livros são armazenados em móveis-bibliotecas, denominados arcas. A fabricação segue um padrão cuidadosamente organizado para receber o acervo inicial, que tem cerca de 200 livros.O programa prevê ainda a atuação de “agentes de leitura”, moradores das comunidades atendidas que realizam as atividades da biblioteca rural: empréstimo dos livros, incentivo à leitura e campanhas de ampliação dos acervos. Todo o trabalho é voluntário. Os agentes de leitura recebem a biblioteca em suas casas ou em um local de fácil acesso, indicado pelas famílias beneficiadas.Os agentes de leitura participam de uma capacitação ministrada pela equipe técnica do MDA e que inclui os processos de organização e conservação de uma biblioteca, a catalogação e o empréstimo dos livros. (2)Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial –  O PRONAT é um programa desenvolvido pelo MDA e tem como objetivos apoiar a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável do território e promover a implementação e integração de políticas públicas. Este processo de gestão participativa se dá através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Serra Catarinense. O CODETER SERRA CATARINENSE é um espaço de gestão social de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do território.  (3) Estratégia de DRS – Dentre as várias iniciativas do Banco do Brasil em prol do desenvolvimento do país, ressalta-se a Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, criada em 2003, pela inovação que representa em termos de atuação do Banco junto ao público de menor renda.Com o DRS, o Banco do Brasil busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras, considerando as potencialidades, vocações e características locais. Criam-se oportunidades para os brasileiros e mais negócios para o BB. O pressuposto é o de que não basta levar às atividades produtivas e às comunidades menos organizadas apenas o crédito. Promover o desenvolvimento sustentável exige ações de adensamento da cadeia produtiva, organização dos agentes, capacitação dos atores, introdução de novas tecnologias “limpas” e de serviços diversos, ações institucionais, disseminação da cultura empreendedora e apoio à gestão, promoção do acesso a mercados, entre outras ações relevantes. Nesse novo cenário, o crédito pode entrar de forma responsável e contribuir efetivamente para o desenvolvimento das regiões brasileiras.  A estratégia reúne parceiros da área governamental das três esferas – municipal, estadual ou federal -, iniciativa privada, universidades, centros de pesquisa, agências de fomento, ONG’s, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil, que atuam desde o planejamento das ações conjuntas, até na coordenação dos trabalhos e no acompanhamento do plano construído por todos.Para o desenvolvimento da estratégia foi criada metodologia própria, passível de ser aplicada em qualquer região do país e para qualquer segmento da economia, seja na agropecuária, indústria, comércio ou serviços. Essa metodologia é composta, basicamente, pelas etapas de mobilização, elaboração de diagnósticos, desenvolvimento de planos de negócios, implementação de ações, monitoramento e avaliação de resultados. Hoje são trabalhadas mais de 100 atividades diferentes em todo o Brasil.