Começa a implantação de câmeras de segurança em Capão Alto

O município de Capão Alto contará, em breve, com sistema de videomonitoramento, uma ferramenta importante na prevenção de crimes. As câmeras já começaram a ser instaladas pelos técnicos da empresa responsável, e a expectativa é que a montagem delas seja concluída na semana que vem.

No total, serão instaladas 60 câmeras em pontos estratégicos da sede do município, contemplando espaços e prédios públicos da zona urbana, como a garagem da Prefeitura, as três escolas municipais e o Parque de Exposição. O objetivo é dar mais segurança à população.

A administração, liderada pelo prefeito Tito Freiras, buscou um projeto de videomonitoramento viável, sobretudo do ponto de vista custo-benefício, para implantar no município. As câmeras foram viabilizadas em regime de comodato, a um custo de R$ 400,00 cada ponto. A empresa ficará responsável pela manutenção dos aparelhos.

Caberá à Polícia Militar realizar o controle dos equipamentos, mas a Prefeitura também terá acesso ao sistema caso seja necessário. Municípios da região, como Campo Belo do Sul e Cerro Negro, já dispõem destes equipamentos. Isso quer dizer que as cidades da região ficarão com 100% de monitoramento, inibindo, assim, crimes como furtos e roubos nestes locais.

Capão Alto também está recebendo recursos viabilizados via uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcius Machado, para a implantação de novas câmeras de segurança. No ano que vem, deverá haver uma audiência pública para a população opinar onde quer implantar os equipamentos.