Consórcio de Saúde recebe o título de utilidade pública estadual

A coordenadora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures, Nalú Terezinha Júlio recebeu sexta-feira (14), do deputado Elizeu Mattos, o Projeto de Lei que assegura à entidade o título de Utilidade Pública Estadual. O que permite a partir de agora, firmar convênios e parcerias com organismos estaduais para ampliar ainda mais os serviços de saúde na Serra Catarinense. O próximo desafio do Consórcio, segundo sua coordenadora, será o de utilidade pública federal. Numa moldura em vidro, o texto da lei da Utilidade Pública Estadual ao Consórcio foi entregue em solenidade durante a tarde pelo deputado à coordenadora. A solenidade rápida aconteceu na sede do consórcio, onde os funcionários prestigiaram nova conquista. "É o mínimo que podemos fazer por uma entidade tão representativa quanto é o consórcio de saúde", declarou o deputado. Ele explicou que os grandes convênios com as secretarias de governo, só ocorrem se a entidade tiver o reconhecimento como utilidade pública estadual. O projeto de autoria de Elizeu Mattos foi aprovado em junho e sancionado em final de julho pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Junto com a Utilidade Pública Estadual do consórcio, o deputado viabilizou mesma titulação à Associação de Produtores Rurais de Lages e para a Associação das Comunidades Rurais Organizadas (Acro). O Consórcio de Saúde já tinha o reconhecimento de entidade pública pelas Câmaras de Vereadores de Lages, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Otacílio Costa e Painel. Agora pela Assembleia Legislativa e de acordo com Nalú Júlio a conseqüência disso será mais equipamentos, serviços e atendimentos à população serrana. A titulação é pioneira entre os consórcios de saúde estruturados em Santa Catarina.