Prefeituras “desaceleram” para economizar recursos

Castigados pela estiagem que deixou um rastro de prejuí­­zos no setor primário e a arrecadação 25% menor que no primeiro semestre do ano passado, parte dos prefeitos da Amures decidiu paralisar atividades entre 10 de julho e 10 de agosto. A deliberação ocorreu na assembleia que reuniu os 18 prefeitos da associação, na manhã desta sexta-feria. O prefeito de Lages e presidente da entidade, Renato Nunes de Oliveira, explicou que o incremento do ICMS no semestre foi 7%, quando ano passado foi de 17%. “Não podemos desanimar. Mas sabemos que a perda líquida do FPM é de R$ 107 mil no semestre. E a previsão de julho é que seja menor que em julho do ano passado. Isso nos motiva mais a lutar pela recuperação econômica da região”, comentou Renatinho. No entendimento dele, a paralisação pode não ser a melhor saída para economizar recursos. Por isso ficou livre na deliberação, a cada município optar em diminuir o ritmo dos trabalhos conforme suas necessidades. O prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Branco, antecipou que vai  manter apenas os serviços essenciais. “Só no transporte escolar vamos economizar R$ 45 mil. Somos obrigados a adotar a contenção de custos”, afirmou. O prefeito de Anita Garibaldi, Roberto Marin, já dispensou funcionários, reduziu o número de secretarias e vai paralisar em julho. “Em janeiro tivemos R$ 480 mil de arrecadação da geração de energia da Baesa. Em junho estava em R$ 111 mil e a previsão de julho é R$ 65 mil”, justificou. A redução de jornada também é defendida pelos prefeitos  de Capão Alto,  Painel e Cerro Negro que desaceleram durante o mês de julho. As demais prefeituras manterão funcionamento normal, mas atentas nas contenções à educação. A assembleia dos prefeitos contou com a presença do secretário Regional Osvaldo Uncini que apoiou os prefeitos na iniciativa de contenção de custos. O presidente da Amures reiterou que o terreno do antigo Vermelhão está em trâmite para ser cedido à construção da sede do Consórcio de Saúde. O projeto da área já está pronto e Renatinho anunciou que está sendo delimitada área do futuro empreendimento. “Em breve a região terá sua sede própria do consórcio”, reafirmou.