Capão Alto realiza evento alusivo ao Outubro Rosa com diversas ações para promover a saúde da mulher

A Prefeitura de Capão Alto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (27) várias atividades para marcar o Outubro Rosa. O ato, que reuniu mulheres capãoaltenses, teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.

Com ações focadas ao autocuidado, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais, palestra informativa falando sobre prevenção, mamografia, preventivo de colo de útero (Papanicolau), sedentarismo, reiki, massagem, entre outros. As atividades contaram ainda com um delicioso coffee break.

Outubro Rosa é uma campanha que acontece anualmente no mês de outubro. A mobilização visa a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde. O saldo dos atendimentos em Capão Alto tem sido positivo levando em consideração o aumento na busca pelos exames de mamografia.

“São muitas mulheres seguindo nossas recomendações e se cuidando a partir dos exames.  Para nós que lutamos por mais saúde para todos, é gratificante ver nossa voz chegando a população capaoaltense”, destaca a secretária municipal da Saúde, Gislaine Mota.

Para o médico da Secretaria Municipal da Saúde, Gabriel Johnn, o Outubro Rosa não é só sobre câncer de mama, mas sobre a saúde da mulher de uma maneira mais integral.As mulheres que não puderam participar das ações, podem procurar a unidade de saúde para realizar os procedimentos preventivos necessários, como coleta de preventivo e agendamento para exame de mamografia. A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das  8h às 12h e 13h a 17h.