Capão Alto recomenda cuidados contra o hantavírus
Uma virose extremamente perigosa está preocupando as autoridades de saúde da Serra Catarinense. Em Capão Alto, profissionais de saúde locais alertam a população sobre a doença e recomendam cuidados contra o vírus.
O hantavírus é transmitido por ratos que vivem na área rural por meio da urina e das fezes dos roedores. Na fase inicial, a pessoa contaminada apresenta sintomas como febre, tosse seca, diarreia, náuseas e vômitos. Se você teve contato com roedores da mata e apresenta febre, tosse, diarréia, náusea e vômito, procure o serviço de saúde mais próximo.
A enfermeira responsável da atenção primária da saúde de Capão Alto, Laura Keche, disse que a região já registrou casos confirmados de hantavirose. Por este motivo, ela recomenda alguns cuidados para a pessoa evitar o contato com os roedores.
Roçar o terreno em volta da casa, manter os ambientes limpos, dar destino adequado aos entulhos existentes e manter alimentos estocados em recipientes fechados estão entre as medidas que devem ser adotadas para evitar uma possível contaminação. Pescarias e acampamentos também são considerados fatores de risco para a hantavirose.