Agentes de endemias e saúde saem às ruas contra a dengue 

A Prefeitura de Capão Alto, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (14), ações de controle e combate à dengue. Os agentes de endemias e saúde visitaram as residências para fiscalizações e orientações sobre os cuidados com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Durante as visitas, os agentes vistoriaram locais que podem servir de criadouros de larvas do mosquito, além disso, orientaram os moradores e entregaram panfletos com orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre  e manchas vermelhas no corpo. As picadas pelo mosquito acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés.

A prevenção  pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Crianças recebem orientações sobre a dengue