Prefeito Tito Freitas faz balanço do ano e projeta 2023

O prefeito de Capão Alto, Tito Freitas, fez uma avaliação dos trabalhos do governo municipal durante o ano de 2022. Segundo ele, várias conquistas foram obtidas durante o período. As ações abrangem todas as áreas, beneficiando toda a população. No total, Capão Alto possui 18 obras públicas em execução. Os investimentos na renovação da frota, por exemplo, merecem destaque. Foram adquiridos 64 novos veículos, o que trouxe diversos benefícios à população. E mais equipamentos deverão chegar nos próximos dias.

Infraestrutura

Foram pavimentadas várias vias públicas, contemplando todos os setores da cidade. Também foram executadas obras de passeio público e praças públicas foram reformadas. Outras várias obras já foram licitadas e devem começar em breve.

Ainda na parte de infraestrutura urbana, houve a ampliação do cemitério municipal. Além disso, já foram implantadas câmeras de segurança em 15 pontos do município, equipamentos que serão operados em parceria com a PM, melhorando a segurança da população. Outro aspecto importante é que está sendo trocada a iluminação pública da cidade, uma ação que trará economia aos cofres públicos­.

Ademais, as obras no Parque de Exposições Juca Vieira estão a todo vapor. São mais de R$ 2 milhões de investimento. Também estão em curso obras de acessibilidade nas escolas municipais, resultando em mais inclusão da população.

Saneamento básico

A Prefeitura firmou convênio com Casan, que passou a operar o saneamento básico do município. O sistema de tratamento e fornecimento de água da cidade também está sendo administrado pela Casan. No meio rural, poços artesianos foram perfurados para abastecer a população.

Saúde e assistência social

Dentre as ações destacadas pelo prefeito estão as obras de construção do Cras e a reforma geral do posto de saúde. Outro aspecto importante na área da saúde é que o município tem sete médicos para atender a população, um número muito acima da média quando se compara a quantidade de profissionais ante o número de moradores.

Educação

Dentre as ações neste setor, o prefeito citou os investimentos em novos equipamentos e veículos, permitindo o transporte de estudantes com segurança e agilidade. A administração também tem investido fortemente para melhorar os índices do Ideb.

Habitação

Tito Freitas lembra que já foram licitadas as obras de um condomínio, com 16 apartamentos, que será construído no município. O investimento será de mais de R$ 1 milhão, com contrapartida da Prefeitura. Além disso, a administração está realizando a regularização fundiária, com a entrega da escritura de 20 terrenos à população.

Finanças públicas

O levantamento financeiro do exercício ainda está sendo realizado, mas a previsão é que a Prefeitura fechará as contas com dinheiro em caixa. E o funcionalismo já está com a folha de dezembro e o 13º salário na conta.

Turismo

A gestão municipal tem trabalhando forte para fomentar e fortalecer o turismo de Capão Alto, em parceria com empreendedores do setor. Neste sentido, este ano de 2022 destaque para o projeto “Turismo na Escola”, uma iniciativa para fomentar o turismo local. O prefeito Tito Freitas ressalta que o desenvolvimento deste setor passa por resultados a longo prazo.

Agricultura

O setor agrícola recebeu atenção especial da administração, com várias ações para beneficiar os agricultores e para melhorar as condições das estradas. Para o ano que vem, o objetivo é seguir trabalhando para melhorar ainda mais este setor.

Projetos para 2023

Para o ano que vem, a administração continuará trabalhando para melhorar ainda mais as condições do município e a vida da população. As obras de infraestrutura terão atenção especial. O prefeito Tito Freitas afirma que a meta da administração é encerrar a atual gestão com 90% das vias públicas pavimentadas.
Na área rural, o objetivo é melhorar ainda mais as condições das vias, num trabalho em conjunto com empresas parceiras que são muito importantes para fazer frente às necessidades quando o assunto é manutenção das estradas.