Capão Alto realiza Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil)

Neste sábado (8), ocorreu em todo o Brasil o Dia D contra a Poliomielite. E o município de Capão  Alto está dentro das cidades que realizaram mutirões para reduzir o quantitativo de crianças não vacinadas e, assim, reforçar medidas para a erradicação da doença, conhecida como paralisia infantil.

A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 junho. Seu objetivo é reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar medidas para a erradicação da doença.

A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1994 — o último caso registrado foi em 1989, e a vacinação contra a doença tem um papel fundamental nesse processo. Apesar de estar erradicada, a doença merece atenção.

Existe o risco de reintrodução da poliomielite, mesmo estando erradicada. Isso porque, quando a doença é extinta, não significa que a população tem que deixar de se vacinar. Pelo contrário, é preciso continuar a imunização para evitar que o vírus volte a circular no país”.

Dessa forma, é indispensável que as famílias estejam atentas ao esquema vacinal e às campanhas nacionais, bem como esclarecer todos os mitos e verdades que possam gerar dúvidas quanto à eficácia de manter as crianças vacinadas. Em Capão Alto, é importante que os os pais fiquem atentos para o horário de atendimento da Sala de Vacina na UBS de Saúde do município. O local atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30h às 11h e das 13h30h até as 17h, exceto nas terças-feiras que a Unidade segue em horário estendido até as 19h.