Parte da Coxilha Rica pertence a Capão Alto

Famosa por sua beleza e pelo histórico Caminho das Tropas, a Coxilha Rica é reduto de fazendas históricas, taipas centenárias e um importante atrativo turístico. O local, com suas paisagens fantásticas de campos com araucárias, fica na Serra Catarinense e, ao contrário do que se pensa, uma boa parte de seu território pertence a Capão Alto.

O secretário de Turismo do município, Jaissom Moraes, explica que importantes pontos turísticos da Coxinha estão em território capaoaltense, como o Hotel Fazenda Cerro Azul, na localidade da Vigia, as Fazendas Lua Cheia e Estrela. Estes locais têm recebido um grande número de turistas. A Estação Ferroviária Escurinho, onde tem o passeio de trem, também pertencem a Capão Alto, assim como o equipamento turístico da Cachoeira do Rio Pelotinhas

Outra informação importante diz respeito à SC-390, rodovia pavimentada recentemente. O asfaltamento desta estrada se estende da localidade da Vigia, às margens da BR-116, até a localidade de São Jorge. A estrada impulsionou o desenvolvimento local. Segundo o secretário Jaissom, 17 dos 27 km desta via estão em território capaoaltense, abrangendo, inclusive, o ponto onde fica o Viaduto Tatetos, o famoso viaduto do trem.

“A gente trabalha em parceria com Lages, mas precisamos nos posicionar e mostrar que muitos equipamentos turísticos da Coxinha Rica estão em Capão Alto”, comenta Jaissom.