Novembro Azul: Capão Alto intensifica ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é destinado a alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse câncer é o segundo tipo mais frequente dessa tão temida doença em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Pensando nisso, o município de Capão Alto irá realizar diversas ações sobre a Campanha Novembro Azul.

As atividades acontecerão no próximo dia 26 de novembro, sábado, das 8h às 12 e das 13h30 às 17h, na unidade básica central e academia de saúde. A programação contará com palestras, orientações e roda de conversa com o médico da Estratégia e Saúde da Família (ESF), Dr. Gabriel. Neste dia, haverá ainda coleta de exames PSA com uma equipe do laboratório, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, alongamentos e jogos.

A enfermeira, Laura Koech, explica que o mês de novembro faz um alerta para a doença do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam a surgir quando o câncer está avançado, podendo provocar dificuldade ao urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.

Ela lembra que, mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar a doença em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento desta terrível moléstia.

“Exames preventivos podem salvar a sua vida, Cuide-se. Mantenha uma alimentação balanceada, evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e pratique atividades físicas. Adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças. Juntos e lado a lado podemos mudar a saúde dos homens. Lembre-se: cuidar da saúde também é coisa de homem”, destaca Laura.