Confirmado dinheiro ao saneamento básico

Os municípios de Bom Jardim da Serra e Ponte Alta foram contemplados e receberão,  ainda este ano, dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de saneamento básico. A informação é da senadora Ideli Salvatti, que participou no início da noite de entrevista coletiva na sede da Amures com o deputado federal Cláudio Vignatti.
               Os recursos da Fundação Nacional de Saúde (PAC/Funasa), também, foram anunciados para os municípios de Urupema, Capão Alto, Urubici e Anita Garibaldi. Devem oscilar na faixa de R$ 20 milhões. "Até sexta-feira desta semana vamos trabalhar à exaustão para incluir esses quatro municípios que ainda faltam", complementou Vignatti.
               Uma dica do deputado foi para que os prefeitos pressionem a bancada parlamentar catarinense para incluir uma emenda coletiva para 2010, voltada a atender os municípios que ficarem fora do PAC/Funasa deste ano. "Pode ser por emenda individual ou coletiva. Se for emenda da bancada em que temos direito a 15, pode chegar a R$ 50 milhões o volume de recursos", observou.
              O presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira, disse que vai manter a mobilização dos prefeitos e fazer um trabalho individual com cada deputado e agilizar os recursos para o ano que vem. "É prioridade da região o saneamento e como o governo federal tem recursos para este setor vamos unir o útil ao agradável", observou Renatinho.
              Depois da coletiva na associação dos municípios, a senadora e o deputado participaram de palestra na Uniplac com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias de Souza. Ele falou dos programas sociais na região e ao deixar a universidade levou alguns pedidos dos prefeitos para agilizar a liberação de recursos.
               Agora os prefeitos montarão uma pauta de encontros com a bancada parlamentar catarinense.