Mais de 400 mil famílias podem ter benefícios do PBF suspensos

Mais de 400 mil famílias devem procurar os gestores municipais ao longo dos próximos dois meses. Isso porque estes cidadãos tiveram o benefício do Programa Bolsa Família (PBF) bloqueado em setembro e têm até dezembro deste ano para se regularizarem. O setor de assistência social das prefeituras é responsável pela atualização das informações referentes à frequência escolar das crianças e adolescentes beneficiados.
Os dados escolares ainda não registrados por estas famílias dizem respeito à frequência dos dois primeiros bimestres deste ano. Assim que os dados forem atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e no Ministério da Educação (Mec), os beneficiários voltarão a receber o auxílio do PBF.
Os gestores podem acessar, por meio da Central de Sistemas, na Internet, a lista de beneficiários com risco de suspensão do auxílio. Esse pode ser um instrumento na busca pelas famílias para auxiliar no cumprimento do registro da frequência escolar, além das informações sobre saúde e atualização do CadÚnico. Essa lista será colocada à disposição sempre após os períodos de atualização.
Os Municípios são responsáveis atualmente por informações de 84% das famílias beneficiadas pelo PBF. Além da presença nas escolas, os cidadãos devem colocar em dia a vacinação das crianças e o acompanhamento de gestantes.

Fonter:CNM/AMURES