Amures busca experiências de saneamento básico no Paraná

Referência nacional em questões ambientais na qualidade dos serviços, Curitiba poderá servir de modelo aos futuros projetos de saneamento básico a serem implementados nos municípios da Serra Catarinense. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Sanidade Animal e Segurança Alimentar, da Amures, Antônio Coelho Lopes Júnior, estive na capital paranaense esta semana em busca de tecnologias e conhecimento de gerenciamento de resíduos urbanos e a saneamento básico.
Acompanhado do assessor ambiental da Amures, Alexandre Silva, eles buscaram experiências consolidadas tanto por parte da administração pública quanto no tratamento dos resíduos urbanos voltados à qualidade de vida ambiental. Sistemas de tratamentos e destinação de efluentes em Curitiba e Paranaguá, assim como redes coletoras de esgoto a vácuo, estações modulares de tratamento de efluentes, foram sondados pelos representantes da Amures.
Uma das preocupações do prefeito e do assessor ambiental foi conhecer processos de melhorias ambientais considerando o tamanho da população e a aplicação e uso de resíduos urbanos, transformados de compostagem em matéria orgânica aproveitável como adubo e material para utilização em áreas de recuperação ambiental. "É uma obrigação conhecermos as tecnologias disponíveis no mercado para tratamento de efluentes e resíduos urbanos e verificar sua adaptabilidade para a região", justificou o prefeito. Ele busca com isso, negociar soluções conjuntas aos municípios.
Para Alexandre Silva, o tratamento dos resíduos sólidos urbanos e rurais não pode mais esperar. "Precisamos avançar tanto na velocidade quanto na qualidade e construindo uma solução conjunta aos municípios. Inclusive trocando experiências e informações", reiterou