Reencontro marcará a 5ª Festa do Migrante em Anita Garibaldi

Anita Garibaldi que já teve mais de 20 mil habitantes, hoje tem uma população de pouco mais de dez mil moradores. A necessidade de trazer de volta os que saíram em busca de novas oportunidades fez nascer a Festa do Migrante. Na sua quinta edição, o evento acontecerá de 9 a 11 de outubro e o lançamento oficial aconteceu na sexta-feira (28), na sede da Amures.

O prefeito Roberto Marin falou à imprensa sobre as expectativas para o evento e disse que ao invés de homenagear um produto, como sempre fazem as festas regionais, Anita Garibaldi faz uma festa para receber seus conterrâneos.

"Estamos preparados para homenagear os cidadãos que por alguma razão se obrigaram a sair em busca de melhores oportunidades. Eles deixaram Anita não por opção, mas por necessidade e queremos acolhê-los nesta festa", convidou o prefeito. Ele resume a Festa do Migrante como um reencontro de famílias.

Segundo estimativa não oficial, os maiores destinos dos garibaldinos são Caxias do Sul, Brusque, Florianópolis e Blumenau. O lançamento da festa contou com a presença da rainha Andriele de Fátima Xavier e das princesas Sabrina de Lima Scheuermann e Lisiane Salmória.­

A festa começará com uma ação social, com a participação maciça dos comerciantes. À noite haverá bailes e shows. O presidente da Comissão Organizadora, Júlio Pinheiro, disse que mais de 20 mil pessoas são esperadas na festa.

Na programação consta também cavalgada, café campeiro, rodeio de laço, demonstrações de sons, shows com Chiquito e Bordoneio e baile com Tchê Garotos. Estão previstos ainda missa campal, encontro de motociclistas e visitação ao lado da usina de Barra Grande.

A prefeitura tem até um cadastro de pessoas que saíram do município e emitirá convite personalizado para a festa.