Antônio Coelho Lopes Junior é empossado na Fecam

A SOLENIDADE que contou com a presença do governador em exercício Leonel Pavan deu posse ao prefeito de Massaranduba, Dávio Leu, como presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A eleição, assim como a posse, foi realizada dia 30 de janeiro, no auditório da Fiesc, em Florianópolis. Mais de cem prefeitos prestigiaram a solenidade. Da região serrana, quatro prefeitos acompanharam o ato.
O novo presidente da federação disse que a meta é agregar os municípios sem distinção de tamanho, cor partidária ou nível de riqueza. "Vamos fortalecer a instituição através da ação e da participação dos municípios. E a Amures tem um papel fundamental nesse contexto", destacou lembrando que a falta de recursos é o maior entrave das prefeituras para fazer frente aos encargos que são transferidos tanto pelo Estado quanto governo federal.
O atual presidente da Amures, Antônio Coelho Lopes Júnior e o presidente eleito, Cláudio Roberto Ziliotto, farão parte da nova diretoria da federação. Antônio Lopes Júnior integra o Conselho Fiscal e Ziliotto o Conselho Deliberativo. Também esteve presente na eleição o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski e o presidente da Fiesc, Alcântaro Corrêa.
Antecedendo a eleição houve palestra sob o tema "Eleições Municipais", em que os prefeitos foram orientados sobre os riscos da campanha deste ano. Para o novo presidente da Fecam, deve haver uma nova divisão de recursos do bolo tributário. "Para isso vamos oportunizar mais capacitação aos municípios através da Escola de Gestão", salientou Dávio Leu. Ele observou ainda, que os prefeitos estarão atentos à Reforma Tributária para não ter as finanças ainda mais achatadas.
O mandato da nova diretoria da federação será de um ano e Dávio Leu deverá percorrer todas as regiões do Estado.