Capão Alto terá evento especial alusivo ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Capão Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa. As atividades serão realizadas no próximo dia 21, a partir das 9h30, no salão da Igreja.

Conforme a enfermeira Laura Koech, responsável da atenção primária, a programação contará com uma palestra, ministrada pelo mastologista e ginecologista que atua na Secretaria de Saúde, Dr. Rodrigo Raineski, sobre prevenção do câncer de mama. No decorrer deste dia, haverá várias atividades com foco no autocuidado feminino, entre elas, testes rápidos, técnica de acupuntura, alongamentos, entre outros.

As mulheres terão acesso a explicações, orientações e poderão esclarecer dúvidas com o autoexame. Aquelas com idade de 50 a 69 anos ou que apresentarem algum sintoma, poderão marcar exames de mamografia. Haverá sorteio de brindes e será entregue lembranças para todas as mulheres que participarem do evento. Laura recomenda que todas as participantes usem traje rosa.

Também haverá ações de conscientização e prevenção do câncer de útero, o terceiro mais frequente na população feminina, perdendo apenas para o câncer de mama e de colo retal. Pensando nisso, a unidade de saúde fará a coleta de preventivo entre os dias 10 e 21 deste mês, das 14h às 19h30, exceto no feriado e nos fins de semana, informa Laura. Não há necessidade de agendamento.

“Nossa unidade de saúde terá horário estendido, pensando em todas as mulheres que trabalham possam realizar o exame. Deixamos o nosso convite, esperamos todos vocês, pois a prevenção é o melhor remédio”, diz Laura.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, que é o câncer mais comum entre as mulheres.