Agentes de endemias e comunitários realizam ações contra a dengue nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde de Capão Alto realiza, nesta quarta-feira (14), ações de controle e combate à dengue. Os agentes de endemias e Agentes Comunitários de Saúde vão visitar as residências para fiscalizações e orientações sobre os cuidados com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Durante as visitas, os agentes vistoriam locais que podem servir de criadouros do mosquito, além disso, orientam os moradores sobre como agir corretamente em relação à limpeza do pátio e demais cuidados para evitar a proliferação do mosquito. A recomendação é que as pessoas façam a sua parte, limpando os pátios das casas e verificando locais onde possa haver água parada.

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre e manchas vermelhas no corpo. As picadas pelo mosquito acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés.

A prevenção pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.